Quem sou eu

Minha foto
Niterói, Rio de Janeiro, Brazil
Sou uma entusiasta na educação. Procuro promover um encontro satisfatório com a educação.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Situação atual da rede municipal de ensino de Niterói

A coordenação de Informática Educativa, em parceria com as demais coordenações e setores da FME tem por objetivo principal proporcionar aos alunos e professores o acesso às novas linguagens tecnológicas a fim de que estas contribuam para a construção de uma escola mais interativa, crítica e reflexiva acerca do conhecimento.
Todas as Unidades Escolares da rede Municipal de Niterói estão informatizadas, com os projetos específicos para cada segmento
  • Educ. Infantil – 1 computador em cada sala, a partir do 4º ano, com softwares e teclado Comfy;
  • Ensino Fundamental (1º e 2º ciclos) – laboratórios com 6 a 10 computadores que, além de aplicativos, softwares e Internet, utilizam os recursos das Mesas Educacionais (Alfabeto, My Kid ou Multikid);
  • Ensino Fundamental (1º ao 4º ciclos) – laboratórios de 10 a 20 computadores que, além dos aplicativos, softwares e Internet, contam com os recursos da Robótica Educacional.
O trabalho desta coordenação tem como eixo a formação de professores, visando a inserção das tecnologias no processo pedagógico. Para tanto, são realizadas reuniões mensais e quinzenais com os professores formadores, nas quais há um aprofundamento na linguagem tecnológica, tendo em vista a sua utilização nos projetos pedagógicos das unidades escolares.
Além das reuniões, a equipe faz um acompanhamento às escolas, com objetivo de orientar e sensibilizar seus profissionais para a utilização do laboratório de informática, associados a recursos multimídia, como a televisão, fotografia, vídeo e áudio. Também são oferecidas oficinas, nas quais se propõem a discussão da inserção da tecnologia como uma linguagem que potencializa uma educação mais crítica, baseada na construção do conhecimento.

2 comentários:

  1. Quanta tecnologia disponibilizada para os alunos.
    Gostei do artigo que fez nos ater para os laboratórios separados por ciclos. Sabemos que cada fase de nossa vida tem uma evolução , e crianças inseridas neste ambiente, há troca de conhecimentos, com softwares avançados e professores capacitados. Teremos cidadãos críticos e capazes de decidirem por um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  2. Seu blog está ótimo! Que legal os alunos terem acesso a tanta tecnologia. Eu também nunca havia visto em nenhuma escola, os laboratórios de informática serem separados por ciclos. Algo muito importante está acontecendo nessa escola, há reuniões para conscientizar os profissionais da educação da grande importância da informática nas escolas, afinal, muitos profissionais ainda tem medo até mesmo de utilisar o DVD. Abraços.

    Mônica da cunha

    ResponderExcluir